• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    13/12/2017

Câmara reconhece trabalho da Polícia Civil pela implantação do Cartório da Mulher e sistema piloto de videoconferência

As moções de autoria da presidente, vereadora Nanci Zanato teve votação unânime entre os vereadores

A presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS) fez a entrega de moções de louvor na sessão Ordinária da última terça-feira (12/12) ao Delegado Seccional de Polícia, Múcio Mattos de Alvarenga e ao Delegado Diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 1, Célio José da Silva, representado na ocasião pelo Delegado Divisionário da Assistência Policial do Deinter 1, Leon Nascimento Ribeiro.

Única mulher à frente da presidência de Câmaras da região do Litoral Norte, a vereadora levanta a bandeira em defesa da implantação da Delegacia da Mulher em Ilhabela. Na entrega da Moção lembrou do apoio recebido para que a cidade pudesse contar com um sistema adequado para o atendimento às mulheres vítimas de violência. Foi através de um requerimento da parlamentar, que teve início uma verdadeira força-tarefa das polícias Militar e Civil, poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Ilhabela, para a implantação de uma estrutura de atendimento diferenciado no município. O movimento deu origem ao Núcleo de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e ainda resultou na implantação do Cartório da Mulher, atualmente funcionando na Delegacia de Polícia Civil, na Barra Velha. “Profissional competente e comprometido com a segurança pública, o Dr. Múcio é um exemplo a ser seguido. Hoje Ilhabela lhe dá essa moção em nome das mulheres que sofreram violência e que já não estão mais sendo maltratadas como antes. A atuação do cartório e a ronda Maria da Penha diminuíram bastante essa afronta a nós mulheres”, destacou a presidente.

Ilhabela também foi a cidade escolhida para a implantação do Projeto Piloto do Sistema de Videoconferência na Delegacia Seccional de São Sebastião, englobando os quatro município, denominado Omnipol.

Possibilitando que um Delegado de Polícia consiga atender a demanda de todo o Litoral Norte por meio da videoconferência, o projeto desde a sua implantação obteve resultados positivos na queda dos índices criminais e baixa dos procedimentos de Polícia Judiciária em Cartório. Houve também resultados positivos nas investigações com esclarecimentos de crimes de repercussão e que provocam clamor público, principalmente de homicídios, chegando a 73% em todas as unidades policiais.

Desde a sua implantação em 2016, o Omnipol foi responsável por 85,2% dos flagrantes lavrados, além de 624 termos circunstanciados e 192 atos infracionais, sendo que em algumas noites chegaram a ser elaborados cinco autos de prisão em flagrante delito, apenas pela equipe plantonista, o que revela a eficiência do sistema.

O Delegado Divisionário do Deinter 1, Leon Nascimento Ribeiro justificou a ausência do Diretor Célio José da Silva por motivos particulares e profissionais e transmitiu seu agradecimento, ressaltando ainda o mérito da equipe do Litoral Norte no desenvolvimento do Omnipol. “A carência de recursos humanos e materiais na polícia é um problema e havia uma dificuldade grande aqui na região. O Dr. Múcio apresentou uma possibilidade de um projeto ao Dr. Celio que encampou esta proposta e levou ao delegado geral e ao secretário de segurança pública obtendo a autorização para que fosse feito um piloto. Gostaria de devolver ao Dr. Múcio e toda a sua equipe o mérito pelo desenvolvimento desse projeto”, completou.

O Delegado Seccional de Polícia, Múcio Mattos de Alvarenga aproveitou para dividir com os policiais o sucesso do projeto e o reconhecimento da Casa de Leis. “Nenhum trabalho é feito por uma única pessoa, às vezes sequer por uma única polícia. Ilhabela tem uma corrente do bem onde tudo prospera. O Omnipol começou aqui, porque a cidade nos forneceu todas as informações necessárias e hoje ele é referência”, garantiu.