• Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    07/12/2017

Câmara recebe denúncia de irregularidades na intervenção da Santa Casa e encaminha processo para Comissão de Fiscalização

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela, Julio Cezar De Tullio, protocolou ofício e documentos no Legislativo referentes à denúncia sobre irregularidades por parte da interventora da entidade, a Prefeitura de Ilhabela. O processo administrativo 45/2017 foi lido em plenário na última sessão Ordinária (5/12) e encaminhado pela presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS) para a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara para apuração e elaboração de parecer.

Na Tribuna, o vereador Gabriel Rocha (SD) disse não entender o fato de o processo ter sido protocolado na Câmara, sendo que as denúncias já foram feitas no Conselho Municipal de Saúde (COMUS) e ao Ministério Público, além de existir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em andamento no Legislativo. “Não estou tirando aqui a nossa função de fiscalizadores do Executivo e da Santa Casa. Temos uma CPI aberta para que seja investigado até os dias de hoje, então vamos averiguar. Para quê protocolar na Câmara também?” questionou.

Já o vereador Anisio Oliveira (DEM) discordou da posição do líder do governo e alegou que a CPI está parada. Para ele, a denúncia deve ser feita na Câmara, pois os vereadores são os fiscais e representantes do povo. “Nossa obrigação é arrumar a casa, doa a quem doer. Espero que essa CPI volte a funcionar porque instâncias maiores estão sendo acionadas. Não quero que daqui cinco anos aconteça em Ilhabela o que está acontecendo hoje em São Sebastião e para isso precisamos cortar o mal pela raiz”, declarou Anisio se referindo a Operação Torniquete da Polícia Federal deflagrada na cidade vizinha.

O documento solicita a investigação sobre a cumulação de cargos públicos por parte do interventor, improbidade administrativa, possíveis irregularidades nos pagamentos feitos pela entidade via convênio, fraude na contratação de empresas para prestação de serviço, compras superfaturadas, entre outros itens.