• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    30/11/2017

Após três anos, aquabus de R$ 4,5 milhões continuam parados por mais uma temporada

Na manhã desta quinta-feira (30/11) o vereador Anisio Oliveira (DEM) esteve na Marina Juqueriquerê, em Caraguatatuba, para verificar as condições dos três veículos aquáticos (aquabus) que estão no local desde abril deste ano, apesar do contrato de locação e seguro ter sido assinado em agosto.

Contratado na modalidade licitatória convite, o serviço tem valor total de R$ 77,9 mil por 120 dias que terminam ainda na primeira quinzena de dezembro. O documento que estabelece apenas a guarda e preservação da integridade do patrimônio pode ser prorrogado mediante termo aditivo. Segundo o sócio-proprietário da Marina Juqueriquerê, Jorge Appes, os barcos estão conservados e contam com equipamentos de última geração, porém necessitam de manutenção que, de acordo com sua experiência, demandaria pelo menos 60 dias para cada aquabus.

As três embarcações foram adquiridas pela Prefeitura de Ilhabela em 2015 com recursos de R$ 4,5 milhões provenientes da arrecadação dos royalties do petróleo. A finalidade era o transporte público marítimo de passageiros, mas os ônibus nunca entraram em funcionamento, principalmente pela necessidade de adequação à acessibilidade.

Por diversas vezes o vereador Anisio (DEM) questionou a Prefeitura sobre a situação dos ônibus aquáticos, considerando que esta seria uma das alternativas para a melhoria da mobilidade urbana, tão discutida em Ilhabela. “A cidade mais uma vez poderia ser referência nacional, diante de sua atual situação financeira, mas sofre pelo amadorismo administrativo. O poder Executivo precisa tomar uma decisão urgente, pois no próximo dia 13 o contrato terminará e mais R$ 77 mil serão gastos, enquanto a população precisa do serviço”, ressaltou o parlamentar.