• Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    21/11/2017

Vereador propõe Semana Municipal dos Migrantes Nordestinos e Mineiros em Ilhabela

O vereador Mateus Pestana (PCdoB) apresentou o projeto de lei 125/2017 propondo que seja instituída em Ilhabela a ‘Semana Municipal dos Migrantes Nordestinos e Mineiros’ a ser comemorada anualmente na segunda semana do mês de abril. O PL foi lido na sessão de 14 de novembro e encaminhado para as Comissões Permanentes.

De acordo com argumentos do parlamentar, movidos pelo sonho de uma vida melhor e atraídos pelas demandas de comércio e serviços geradas pelas atividades turísticas, ou simplesmente por suas belezas naturais, muitos nordestinos e mineiros deixaram sua cidade natal e vieram morar em Ilhabela. “Aqui, criaram laços de amizade, alguns se destacaram social e economicamente, outros conseguiram estabilidade financeira para criar os filhos, mas todos deixaram suas marcas e enriqueceram Ilhabela com suas culturas e seus modos de vida”, acrescentou.

A propositura pretende celebrar os costumes, tradições e elementos da cultura e da culinária dos nordestinos e mineiros, além de promover a conscientização da sociedade sobre a importância dessa diversidade cultural e da participação ativa desses migrantes na construção do município.