• Ilhabela, 20 de Abril de 2024.
    18/09/2017

Vereadores pedem licenciamento para ocupar secretarias e suplentes assumem

Os vereadores Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB) e Thiago Souza Santos, o Dr. Thiago (SD), comunicaram oficialmente à Câmara de Ilhabela na manhã desta segunda-feira (18/9) que se licenciarão para assumir secretarias municipais no atual governo.

Os requerimentos serão lidos na sessão Ordinária desta terça-feira (19/9), ocasião em que os suplentes Mateus Pestana (PCdoB) e Evandro Alves Rodrigues, o Vando da Vila (PP), devem fazer o juramento e tomar posse das cadeiras ocupadas pelos partidos PSB e SD, respectivamente.

Formado em arquitetura e urbanismo, Luizinho da Ilha (PSB) deixa o Legislativo para liderar a pasta de Obras, Planejamento Urbano e Habitação. Aos 30 anos, nascido em Ilhabela, exerce o seu segundo mandato como vereador, após ser reeleito nas eleições de 2016. Na Câmara, o parlamentar se destacou com projetos nas áreas de educação e esporte, se dedicando a iniciativas como o programa bolsa atleta, qualificação profissional, ampliação da rede de ciclovias e o projeto de lei que deu origem ao "IPTU verde". Na última legislatura também aprovou o projeto Câmara nas Escolas, que incentiva a cidadania e aproxima os estudantes da realidade dos vereadores.

Ocupa sua cadeira o suplente Mateus Pestana (PCdoB). Farmacêutico e Bioquímico formado pela Universidade Paulista (UNIP), atualmente estava à frente da coordenação dos farmacêuticos da rede municipal de saúde. Na vereança, Mateus faz planos para as áreas da saúde e esporte. “Esse é um sonho que se concretiza. Quero fazer um mandato participativo e transparente junto à população”, disse. Nascido em Ilhabela, tem 28 anos e é filho de Alcides Pestana e Diva Pestana (Dicley).

O vereador Dr. Thiago, pede afastamento para assumir a Secretaria de Serviços Urbanos em função do recente falecimento do titular da pasta, Paulo César Mathias, o Paulão. Natural de Ilhabela, Dr. Thiago é formado em Direito e tem 35 anos. Casado, exerce o segundo mandato, tendo sido reeleito para a legislatura 2017-2020 como o vereador mais votado do pleito de 2016. Destacou-se no primeiro mandato por projetos de expressividade, como, por exemplo, a passagem exclusiva para moradores de Ilhabela na fila da travessia de balsas.

A cadeira de Dr. Thiago será ocupada por Vando da Vila (PP), 45 anos, que atualmente ocupa o cargo de diretor de planejamento e orçamento na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Natural de Ilhabela, sempre trabalhou pelo social e planeja atuar com projetos que beneficiem a população e incentivem a geração de renda, desenvolvimento do comércio, valorização da mão de obra local, entre outros. Como vereador, pretende trabalhar para que a cidade tenha um departamento voltado para os portadores de necessidades especiais. “Quero poder ter a oportunidade de legislar com a população e ser o porta-voz do povo junto ao Executivo”, ressaltou.