• Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    06/09/2017

Ilhabela discute soluções para problemática do lixo em simpósio na próxima segunda

A vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, promove o 1º Simpósio de Resíduos Sólidos e Esgotamento Sanitário de Ilhabela na próxima segunda-feira (11/9), a partir das 15h, no auditório do Paço Municipal, no Perequê.

Com o tema “O nosso lixo e o meio ambiente: aterro, descarte, separação, reciclagem de materiais e sustentabilidade”, o evento se propõe a discutir amplamente a problemática do lixo que assola grande parte dos municípios brasileiros. “Ilhabela pode ser uma referência para o país na questão do lixo, já que este assunto é tratado com descaso e desrespeito à saúde pública e ao meio ambiente nacionalmente”, garantiu a vereadora que vê no Simpósio um ponto de partida para o desenvolvimento de políticas públicas que definam a melhor estratégia para lidar com o lixo produzido no município.

A vereadora Salete é conhecida pela luta em defesa dos animais e do meio ambiente. Também tramita na Câmara um projeto de lei de sua autoria que propõe a obrigatoriedade da instalação de lixeiras de coleta seletiva nos prédios públicos. A parlamentar explica que a reciclagem de materiais contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar, além de ser uma medida positiva para diminuir o impacto das ações humanas ao meio ambiente. “Se gasta milhões em transporte de resíduos para fora da cidade. Precisamos de soluções internas, pois a falta de conscientização combinada com um sistema não tão eficiente faz com que recicláveis sejam descartados inapropriadamente, e assim dinheiro também vira lixo”, concluiu.

O evento vai receber convidados de diferentes entidades que apresentarão possíveis soluções para os resíduos orgânicos e recicláveis, além de abordar também a reciclagem de resíduos da construção civil.  Entre os palestrantes estão representantes de entidades como o Instituto Ilhabela Sustentável, Instituto Argonauta, Centro de Triagem de Ilhabela, AB Telecom e outros.

O auditório da Prefeitura de Ilhabela está localizado à Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê.