• Ilhabela, 20 de Abril de 2024.
    27/03/2013

Vereadores questionam real intenção do Estado sobre Hospital Regional no Litoral

Durante a sessão Ordinária da última terça-feira (26/3), o vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), pediu discussão do requerimento 169/2013, apresentado pela vereadora presidente Gracinha (PSD) e subscrito pelos pares Dra. Rita Gomes (PTdoB) e Adilton Ribeiro (PSD), em que questionam a secretaria de Estado da Saúde sobre a construção do Hospital Regional do Litoral Norte.

No documento, Gracinha, Rita e Adilton demonstram sua preocupação com a ausência de informações sobre o HR do Litoral Norte no recente encontro do Governo do Estado com os representantes dos municípios paulistas, quando foram anunciados mais de R$ 2 bilhões de investimentos para os 645 municípios, entre eles, a construção de quatro Hospitais Regionais, incluindo o de São José dos Campos e ampliações para o HR de Taubaté, no entanto, não houve nenhuma menção ao Hospital Regional do Litoral, razão pela qual os vereadores resolveram apresentar requerimento questionando o Estado sobre a real situação do prazo para a construção ou se realmente haverá a construção do HR no Litoral.

Carlinhos (PMDB) explicou o pedido de discussão por achar que a matéria exigia um maior diálogo, tamanha sua importância. Ele acredita que a ‘pendenga política’ entre os prefeitos de Caraguatatuba, Antônio Carlos e São Sebastião, Ernane Primazzi, pelo local onde será o Hospital está levando a região ao perigo de perder a tão sonhada reivindicação. “É lamentável o que o prefeito de Caraguatatuba está fazendo com a nossa região. Por uma questão de preciosismo, interesses escusos, não sei, a situação está tomando um caminho que estamos vendo a possibilidade de perdermos o Hospital Regional. São Sebastião já tem perto da divisa um terreno desapropriado e destinado à construção e o prefeito de Caraguatatuba diz não abrir mão de ser em Caraguá. Deixo meu repúdio a esse cidadão porque não está pensando na própria cidade e nem na região, está prejudicando quase 300 mil pessoas, lamentavelmente vamos sofrer as consequências”, disparou o parlamentar.

A vereadora presidente Gracinha (PSD) acredita que nesse momento, a principal questão é saber se realmente há a intenção da construção do Hospital Regional na região. “Nossa preocupação não é nem onde vai ser nesse primeiro instante, nossa preocupação maior é se realmente vai sair o Hospital, porque o secretário anunciou três ou quatro Hospitais Regionais e em nenhum momento falou do Hospital Regional do Litoral Norte. Não podemos perder isso, estamos preocupados, pois não mostrou intenção de fazer, por isso queremos uma resposta por escrito para saber a que pé realmente está essa questão do Hospital Regional na nossa região”, esclareceu a presidente.

“Realmente hoje existe uma guerra de vaidades e só quem vai perder é a região. Hoje a gente até sente a vontade política, é uma reivindicação muito antiga do Litoral Norte esse Hospital Regional e essa guerra de vaidade pode acabar prejudicando a comunidade. Temos problemas regionais sérios, se cada hora que tiver a vontade política a vaidade for maior, nós vamos perder muito e foi isso que sentimos lá na reunião”, alertou a vereadora Dra. Rita (PTdoB).

“A gente fica preocupado porque num evento que tinha mais de dois mil prefeitos se falou de tudo, menos do nosso Hospital Regional. Essa briga política não pode nos prejudicar. Temos que nos unir e fazer dele uma realidade antes que chegue o período eleitoral, porque aí a situação complica”, completou Adilton Ribeiro (PSD).

O requerimento foi aprovado por unanimidade e os demais parlamentares também assinaram o documento endereçado à Secretaria de Estado da Saúde e também ao Governador Geraldo Alckmin. A expectativa é que a resposta chegue em até 15 dias.

Fotos anexas a Notícia: (Clique sobre a foto para ampliá-la.)

Foto: Leninha Viana / CMI