• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    17/07/2017

Câmara apoia campanha para monitorar qualidade do serviço de travessia das balsas

Aplicativo vai contar com colaboração dos usuários para consolidar indicadores

A presidente da Câmara de Ilhabela, vereadora Nanci Zanato (PPS), está apoiando a campanha #deolhonabalsa, idealizada pelo Instituto Ilhabela Sustentável (IIS), com patrocínio da Humanitas360, que por meio do aplicativo ‘Monitorando a Cidade’ convida os usuários da balsa para avaliar o serviço prestado pela DERSA na travessia entre Ilhabela e São Sebastião.

As cobranças por parte do Legislativo junto à DERSA são recorrentes e já foram formalizadas por meio de ofícios, reuniões, moção de repúdio, requerimentos, e agora aposta na iniciativa do IIS para levantar dados que comprovem a percepção dos usuários.

A ação tem como objetivo colaborar com a melhoria do serviço, alvo de constantes críticas e reclamações por parte de turistas, veranistas, moradores, estudantes e trabalhadores dos dois municípios. Os dados coletados vão consolidar indicadores de percepção dos usuários que servirão para a Prefeitura e a Câmara Municipal pressionarem o governo do Estado, para rechear o inquérito e eventual ação do Ministério Público contra a DERSA e para pautar reportagens da imprensa sobre o assunto.

A pesquisa será realizada com campanhas na balsa, pontos de ônibus e eventos locais com apoio de agentes de campo e voluntários. Também será amplamente divulgada pelas mídias sociais e com uso de materiais impressos, que serão distribuídos em pousadas, restaurantes, comércios, pontos de ônibus e na balsa.

Também serão divulgados relatórios mensais sobre os dados levantados, além de outras informações sobre a qualidade dos serviços da travessia, como estatísticas da DERSA e informações dos usuários, para promover ativismo cívico e mobilização para participação na campanha.

A pesquisa é composta por seis perguntas relacionadas ao sentido da travessia da balsa (Ilhabela/São Sebastião ou São Sebastião/Ilhabela), ao tempo de espera para embarcar, ao tipo de transporte utilizado (automóvel, caminhão, bicicleta, pedestre, etc.), ao motivo da travessia (estudo, trabalho, turismo ou outros) e ao nível de satisfação do usuário com o serviço prestado pela DERSA.

Coleta de dados para ação cidadã – desenvolvido pelo Centro de Mídia Cívica do MIT (Massachusetts Institute of Technology), em parceria com o Co:Lab (USP) e com a Humanitas360, o Monitorando a Cidade é uma plataforma de monitoramento desenhada para ajudar comunidades, indivíduos e organizações da sociedade civil a monitorar compromissos do poder público e, desta forma, demandar uma maior responsabilidade cívica dos gestores e políticos. As ferramentas do Monitorando a Cidade ajudam cidadãos a identificar temas importantes que afetam sua vida cotidiana, a organizar campanhas locais de coleta de dados e a criar visualizações interessantes para promover transformações sociais positivas.

Baixe o aplicativo - Avalie a travessia da balsa entre Ilhabela e São Sebastião e ajude a monitorar a qualidade do serviço prestado pela DERSA. Na loja de aplicativos do seu celular, baixe o "Monitorando a Cidade". Depois de instalar o app, clique no ícone e informe o número da campanha: 304-763.

Se você usa um iPhone visite:

Se você usa um Android visite: