• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    22/03/2013


    Confira as proposituras do seu vereador!

    Dr. Thiago Santos (PSDC)

    Equipamentos de Vela – O vereador Thiago Souza Santos (Dr. Thiago – PSDC) solicitou ao Executivo informações sobre a possibilidade de realização de parceria junto à BL3, no intuito das crianças do norte da ilha usufruírem dos equipamentos de vela fora da temporada. Segundo o vereador, os jovens da referida região necessitam de projetos esportivos, já que existe apenas uma quadra de esportes e a parceria iria contribuir para a realização de aulas de vela com o apoio de professores especializados. 

     

    Sentido único em via pública – O parlamentar Dr. Thiago Santos solicita informações sobre a possibilidade de tornar a via Rua do Quilombo, em mão única nas proximidades do Colégio Acei, no Perequê. “A Rua é muito movimentada devido à presença do Colégio no local e por ser uma via estreita, acabam acontecendo congestionamentos”, relatou. Thiago afirma que durante obras da Sabesp, foi efetuado um desvio no local, que desafogou o trânsito, comprovando o que seria uma solução para o problema.

     

    Pavimentação de via pública – O parlamentar Dr. Thiago Santos (PSDC) apresentou requerimento em que solicita a pavimentação da Rua Messias Margarido, situada no bairro Água Branca. Segundo o vereador, moradores o procuraram solicitando tal melhoria e informando que o início da rua foi pavimentado, porém o mato invadiu a via e em dias de chuva é impossível transitar pelo local.

     

    Recapeamento de via – Outra propositura do vereador Dr. Thiago Santos (PSDC) é o pedido de recapeamento da Avenida Estrada da Toca, no local conhecido como Green Park, bairro Reino. Thiago afirma que a rua é o único acesso a vários pontos turísticos, inclusive à Cachoeira da Toca, Parque Estadual e Estrada da Praia de Castelhanos. “A rua está em péssimas condições com enormes crateras no meio, merecendo maiores cuidados do Poder Público”, justificou.

     

     

    Professor Valdir Veríssimo (PPS)

     

    Obras no Portinho – O parlamentar Valdir Veríssimo (Prof. Valdir – PPS) requer informações sobre a previsão de início das obras de tratamento de esgoto no bairro do Portinho, sul do município. Valdir também questiona se já existe o aval dos órgãos competentes, bem como o local da instalação desta estação. O vereador afirma que moradores o procuraram informando a demora da obra, já que convivem com odor do esgoto do local.

     

    Ponto de ônibus – O vereador Prof. Valdir Veríssimo (PPS) solicita informações sobre a possibilidade de construção de ponto de ônibus coberto no bairro do Ilhote. “Moradores do bairro tem sempre procurado este parlamentar relatando a inexistência de um ponto coberto, já que diversas crianças e adultos aguardam o transporte expostos ao sol e a chuva”, justificou.

     

    Medidor de luz – O vereador Valdir questiona à empresa Elektro, informações sobre o medidor de luz existente na Praia do Curral, sul da Ilha. Ele quer saber se o equipamento possui o nome da Prefeitura Municipal de Ilhabela e qual a data de sua ligação. Segundo Valdir, munícipes do local o questionaram sobre esta situação.

     

    Hidrômetro – O vereador Valdir Veríssimo requer à Sabesp, informações sobre hidrômetro nº Y076764238, no qual questiona em qual nome está o equipamento e quando foi realizada sua ligação. O parlamentar necessita destas informações para sanar dúvidas dos munícipes.

     

    Imóvel no Curral – Outro questionamento do vereador é referente a um imóvel situado na Praia do Curral, região sul do município. O vereador quer saber se o mesmo está em nome particular ou de Órgão Público. Veríssimo relata que necessita dessas informações para esclarecer munícipes que o questionaram.

     

     

    Carlos Alberto - Carlinhos (PMDB)

     

    Moradores de rua – O parlamentar Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos – PMDB) solicita informações sobre o número de moradores de rua e medidas para acolhimento destas pessoas. Carlinhos afirma que hoje isso é uma realidade na cidade e inclusive alguns comerciantes estão preocupados com esta situação. O vereador justifica que é necessário mais atenção e também uma solução imediata para o problema.

     

    Obra em ponte – O vereador Carlinhos (PMDB) requer informações sobre a o custo total e a empresa que está realizando a obra em ponte no Perequê, próximo ao restaurante Píer 18. O parlamentar afirma ter sido procurado por munícipes que questionaram a situação da referida obra.

     

    Casa de recuperação – O vereador Carlinhos solicita à Secretaria Municipal de Educação informações sobre a previsão de instalação de uma casa de recuperação para atendimento de dependentes químicos da cidade. “Temos algumas dezenas de pessoas em tratamento em clinicas de recuperação em cidades do Estado e também fora dele, com a implantação de uma unidade em nossa cidade iria facilitar a vida de familiares reduzindo os transtornos”, justifica.

     

    Redutor de velocidade – O parlamentar Carlinhos (PMDB) requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de instalação de um redutor de velocidade na Rua Angelina Pinto de Oliveira, na Água Branca. Carlinhos ressalta que “desde a última gestão foi solicitada a implantação de redutor de velocidade na referida via, já que existem três escolas e centenas de alunos transitam pelo local, fazendo indispensável a instalação do obstáculo”.

     

    Obra em rotatória – O vereador Carlinhos (PMDB) solicita informações sobre a paralisação da obra em rotatória na junção das  Ruas Ernesto de Oliveira e Gerson Peres de Araújo no Bairro da Barra Velha. O parlamentar afirma que há várias semanas a obra está paralisada e ressalta a importância do seu término, a fim de repassar informações a munícipes que o questionaram.

     

     

     

    Professora Dita (PTB)

     

    Sinalização de trânsito – A vereadora Benedita Maria Gonzaga de Campos (Prof.ª Dita – PTB) requer providências referentes a implantação de sinalização de trânsito e adoção de medidas relacionadas à segurança dos pedestres na Avenida São João, no Perequê. Dentre as questões, a parlamentar aponta para reordenação dos postes, ampliação da calçada, redutores de velocidade e a manutenção de um agente de trânsito no local. Segundo a vereadora, a via é de extrema importância para o tráfego do município, sem contar que estão localizadas escolas como a APAE e São João. Lembrando que a Prof.ª já havia apresentado um requerimento aprovado em maio de 2012, solicitando melhorias do mesmo teor, no mesmo local.

     

     

    Melhorias em via pública – A parlamentar Prof.ª Dita requer a promoção de melhorias na Rua Alexandre Beirão da Punicena, no Itaquanduba. Entre as reivindicações, a vereadora cita a reforma e colocação de grade em boca de lobo, limpeza do esgoto que corre a céu aberto além da limpeza e remoção do mato. Dita afirma que no local é possível constatar estes problemas e que os moradores reclamam por conta do forte odor, sem contar os riscos para crianças, já que o local atrai diversos animais transmissores de doenças.

     

    Situação de via pública – A vereadora Prof.ª Dita (PTB) solicita informações sobre a realização de análises periódicas da qualidade da água e limpeza e canalização da vala existente na Rua Dona Florinha, no Perequê. Em visita ao local a parlamentar pôde constatar acúmulo de lixo e crianças brincando nas imediações, podendo ser contaminadas pela água suja.

     

    Pavimentação – A parlamentar Prof.ª Dita solicita informações sobre a obra de número 192, referente à conclusão da pavimentação da Rua Paulina Serafim dos Anjos, no Bexiga. A vereadora afirma que moradores a questionaram sobre a não finalização da obra, e que no local ficaram resíduos de construção civil, podendo causar acidentes, sem contar o desperdício de dinheiro público.

     

    Término da Obra no Galera – A vereadora Prof.ª Dita requer informações sobre o prazo de conclusão da obra na Praça de Eventos do Galera, na Água Branca. Dentre as solicitações, a parlamentar ressalta a possibilidade de verificação na estrutura de lixo e sanitários, se está de acordo para atender os frequentadores do espaço, bem como a instalação de um sistema apropriado de som para a não perturbação de vizinhos. Dita também questiona se os eventos atendem às normas de respeito às leis do silêncio e se há previsão para adequação da sinalização e trânsito no local. A vereadora afirma ter sido procurada por moradores que se queixam de tais problemas na área e a também apresentaram um abaixo assinado com 114 assinaturas, contando com a execução das melhorias no local.

     

    Luizinho da Ilha (PCdoB)

     

    Travessias elevatórias – O vereador Luiz Paladino de Araújo (Luizinho da Ilha -PCdoB), requer ao Executivo a implantação de travessias elevatórias nas frentes de escolas e creches públicas e privadas do município. Luizinho relata que moradores estão preocupados com a quantidade de veículos na ilha, sem contar motocicletas que passam em alta velocidade não respeitando pedestres. O parlamentar justifica que os horários de saídas das escolas ocupam a força dos agentes de trânsito, de forma que não atendem a todas as escolas. “A instalação das travessias elevadas irá contribuir para a redução de riscos de acidentes de trânsito, que podem ocasionar em vítimas fatais”, concluiu.

     

    Carro adaptado – O parlamentar Luizinho da Ilha (PCdoB) solicita a implantação de um carro adaptado para atender aos deficientes físicos em fase de autoescola. “Na cidade existem moradores que apresentam deficiências físicas e devido à necessidade acabam se dirigindo a outras cidades para frequentar autoescolas”, afirmou. Segundo Luizinho, o uso do carro seria de uso coletivo entre as empresas da cidade, contribuindo para que os portadores de limitações não precisem deslocar-se a outras cidades para tirarem suas habilitações. 

     

    Demarcação nas Praias – O vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) solicitou ao Executivo a possibilidade de ser efetuada a demarcação nas praias de Ilhabela dos locais de prática de esportes náuticos como Kite-surf, Windsurf e Stand UP Paddle. O parlamentar ressalta que a prática desses esportes reclama medidas que assegurem a integridade física dos atletas e, especialmente, dos banhistas que são expostos a riscos de acidentes desde o momento da montagem dos equipamentos até a decolagem das pipas e velas. Luizinho cita como exemplo as cidades do Rio de Janeiro e Miami (EUA) que já delimitaram espaços para montagem e desmontagem dos equipamentos em suas respectivas praias e acredita que a demarcação e sinalização trará outros benefícios além da segurança, como a divulgação da imagem e da importância dos esportes náuticos para o município, consolidando o título de Capital Nacional da Vela.

     

    Adilton Ribeiro (PSD)

     

    Trilha do Campinho do Senzala – O vereador Adilton Rocha Ribeiro (Adilton Ribeiro – PSD) solicita ao Executivo a possibilidade de executar uma obra de reparo na trilha e no Campinho do Senzala, na Barra Velha. Segundo o parlamentar “a trilha está em condições críticas e quando chove o local fica com acesso impedido, já que os moradores utilizam o local como área de lazer”, afirmou. O vereador também requer a construção de uma quadra esportiva de acordo com a necessidade e legislação vigente.

     

    Construção de quadra – O parlamentar Adilton Ribeiro (PSD), requer a execução de obra adequando o Campinho da Estrada do Camarão, sendo assim construída uma quadra esportiva em seu local. Adilton afirma que no local os moradores utilizam o espaço como estacionamento e que existe um fluxo de água ao entorno do campo, podendo causar algum impacto ambiental. “Desta forma os moradores estarão livres de qualquer acidente indesejado e poderão usufruir do local com satisfação e diversão”, justificou.

     

    Implantação de lombada – O vereador Adilton Ribeiro(PSD) requer ao diretor da Divisão de Trânsito informações sobre a possível implantação de lombadas e sinalização no local conhecido como Poço da Jaqueira. Segundo o parlamentar, o local apresenta curvas acentuadas e oferece perigo aos moradores. “É necessário que os condutores respeitem as leis de trânsito, principalmente os limites de velocidade podendo assim amenizar o índice de acidentes no local”, relatou.

     

     

    Maria das Graças – Gracinha (PSD)

     

    Concha Acústica – A vereadora presidente da Casa de Leis ilhéu, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza (Gracinha-PSD) requer a instalação de uma concha acústica no palco da Praça de Eventos do Galera, na Água Branca. A parlamentar afirma que a população a questionou sobre a implantação da estrutura, “sem contar que a falta de cobertura no local poderá danificar o piso de madeira do palco, exposto às condições do tempo”, explicou.

     

    Alteração de curva – A presidente da Câmara, vereadora Gracinha (PSD), requer a alteração do traçado da Rua Olímpio José dos Santos, no Itaquanduba, além da remoção da caçamba de lixo existente no local. A parlamentar salienta a importância de melhorar as condições de segurança do tráfego na região, já que o traçado da curva não oferece boa visibilidade aos condutores dos veículos. Já no caso da caçamba, Gracinha afirma que a mesma também oferece riscos a quem transita pela área e que esta seja removida para o espaço que há em frente a Escola Municipal Prof.ª Ophélia Reale.

     

    Viela na Travessa José Feliciano – Gracinha (PSD) também solicitou via requerimento informações sobre a abertura da viela da Travessa José Feliciano, ao lado da EM Prof.ª Severina Barbosa de Faria (Tia Zoca), no bairro do Itaquanduba. De acordo com a vereadora presidente da Casa de Leis, a abertura é um compromisso de campanha assumido pelo prefeito Toninho Colucci e os moradores do local estão cobrando informações quanto ao prazo para início das obras.

     

    Cobertura de ponto de ônibus - A vereadora presidente da Câmara de Ilhabela também apresentou requerimento ao Executivo solicitando a possibilidade de cobertura nos pontos de ônibus da Av. Almirante Tamandaré, em frente à Pousada Casa Amarela e na Avenida dos Bandeirantes, em frente ao Mercado do Itaquanduba, ambos no mesmo bairro. De acordo com Gracinha (PSD), muitos moradores reivindicam a benfeitoria, pois é grande o número de usuários de transporte coletivo que ficam expostos ao sol e chuva, passando por inúmeros transtornos.  

     

    Centro Comunitário no Itaquanduba - Gracinha também questionou o Executivo sobre a possibilidade de construção de um Centro Comunitário no Itaquanduba. Para a vereadora presidente da Câmara, o bairro carece e seus moradores merecem um espaço destinado à integração e promoção social como palestras, reuniões, programas e serviços.

     

    Dra. Rita Gomes (PTdoB)

    Plano de Manejo - A vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) propôs ao secretário Estadual do Meio Ambiente e Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas,  a priorização do processo de avaliação e aprovação do Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela. O requerimento apresentado pela parlamentar foi aprovado por unanimidade na Câmara de Ilhabela.

    A vereadora cita no documento a criação do Parque Estadual em 1977 e lembra que a unidade engloba 76% da área do município além das demais ilhas que compõem o arquipélago e ressalta que O Plano de Manejo é a ferramenta que o Parque Estadual de Ilhabela precisa para garantir a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável da Ilha.

    Os trabalhos para elaboração do Plano de Manejo tiveram início em 2010 e envolveu estudos, pareceres técnicos e a realização de 28 oficinas abertas ao público, composto por representantes da sociedade civil organizada, moradores de comunidades tradicionais e pessoas interessadas. O prazo legal para a conclusão dos trabalhos é de cinco anos, mas a vereadora acredita que o assunto merece ter prioridade, dada sua importância para preservação e conservação dos recursos naturais do município.

     

    fotos: Ronald Kraag/Divulgação

     

     

     

     

     

     

     

     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600