• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    26/05/2017

Audiência pública do CRA reúne vereadores da causa animal em Ilhabela

A Câmara de Ilhabela realizou uma audiência pública na última quinta-feira (25/5), para apresentação dos projetos e metas para o Centro de Referência Animal (CRA). Proposta pela vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB) a reunião contou com a presença dos vereadores Sônia Patas da Amizade (Jacareí), Douglas Carbone (Taubaté) e Cadu Barbosa (Praia Grande), além do assessor Frank Alarcon que representou o deputado federal Ricardo Izar.

A veterinária Olga Loureiro, responsável técnica do CRA apresentou o trabalho desenvolvido no Centro e falou sobre os avanços desde a assinatura da lei 599/95 que dispõe sobre o controle de zoonoses e a criação de animais no município, passando pela criação da Associação Protetora dos Animais de Ilhabela (APAILHA), programa de controle populacional, até os dias atuais. Segundo dados da apresentação, no período de setembro de 2015 a abril deste ano, foram atendidos em consultas 4.313 animais, 3.395 cirurgias de castração e 95 cirurgias extras. Também fez uso da palavra em nome da APAILHA, uma das fundadoras da entidade, Ceci Pisa.

O Centro de Referência Animal é o único na região e oferece todos os serviços gratuitamente. O CRA recebeu o nome de “Maria Salete Magalhães Alves Vieira”, em reconhecimento aos anos de luta pela causa da vereadora. O espaço possui canil, gatil, baia, raio-X, centro cirúrgico, recepção, dois consultórios, sala de pré e pós-operatório e ouvidoria, que recebe denúncias de caças, maus tratos e abandono.

Os diretores da Secretaria da Saúde, Rodrigo Corrêa (Gestão) e Marinho Almeida (Planejamento e Finanças) responderam aos questionamentos dos munícipes e se comprometeram a atender os que estiverem ao alcance da Prefeitura, especialmente no que diz respeito à conscientização da população quanto a responsabilidade sobre os animais. Como presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marinho Almeida convidou a todos a participarem das reuniões do COMUS e ressaltou que esta pode ser mais uma ferramenta para que os protetores levem suas reivindicações.

O trabalho da vereadora Salete Salvanimais (PSB) foi destacado pelos vereadores visitantes como referência para toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sul. “Ela é uma guerreira, foi até a nossa cidade e foi aplaudida por várias autoridades, inclusive pelo juiz da Comarca de Taubaté. Tenho certeza que ainda vai avançar muito com essa questão”, disse o vereador de Taubaté Douglas Carbonne que ainda aproveitou a oportunidade para anunciar que seu município em breve terá um Centro de Referência Animal. “Vim com a missão de pegar todos os referenciais do CRA, pois o prefeito nos garantiu que construirá um local como esse em Taubaté”, declarou.

Depois de conhecer a estrutura do Centro de Referência Animal de Ilhabela, o vereador de Praia Grande, Cadu Barbosa, teceu elogios ao município. “Lá em Praia Grande nós estamos batalhando para chegar aos pés do que Ilhabela tem hoje. É claro que vocês não têm que se conformar com isso, mas a situação de vocês é muito melhor do que qualquer cidade brasileira. Conheci o CRA e vi que vocês têm um equipamento maravilhoso”, enfatizou.

A vereadora de Jacareí, Sonia Patas da Amizade, fez coro com os colegas parlamentares e reforçou a importância desses avanços em Ilhabela. “Eu vou embora morrendo de inveja. Faremos uma audiência pública em Jacareí e os convites estão aqui para vocês participarem. A política é necessária para os animais também. Nós que somos protetores estamos avançando com a causa e ocupando nosso espaço na política. A cidade está de parabéns pela conscientização e amor pelos animais”, completou.

Representando o deputado federal Ricardo Izar, o assessor Frank Alarcon fez questão de frisar o movimento pela causa animal que ganha força no Estado de São Paulo. “A sociedade está abrindo os olhos para o fato de que os animais são seres vulneráveis por definição e precisam de toda nossa atenção. Cada um dos vereadores está trabalhando para melhorar a legislação pelos animais e exigir melhor fiscalização do poder público”.

O secretário de Planejamento e Governo, Osvaldo Julião, representou o prefeito Márcio Tenório na audiência e parabenizou a todos os precursores da causa animal no município, lembrando também da saudosa Maria do Frade, que levantou por muitos anos essa bandeira. “Essas audiências públicas são importantíssimas. É muito bom ver a sociedade civil organizada dando sua contribuição para que o poder público melhore cada vez mais a qualidade do serviço. Essa causa animal tem o apoio total do nosso prefeito que sabe da importância do trabalho”, garantiu.

Em suas considerações, a vereadora Salete Salvanimais (PSB) enfatizou a importância dos programas de educação ambiental e anunciou uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Se não promovermos a conscientização a gente não anda mesmo” e ainda agradeceu o apoio que tem recebido para a realização desse sonho. “Agradeço ao apoio do ex-prefeito Toninho Colucci, aos deputados Ricardo Tripoli e Roberto Tripoli que contribuíram com emendas na área da saúde e a atual administração que está caminhando com o Recanto dos Animais Silvestres, mais um sonho que está para se concretizar”, concluiu.

A presidente Nanci Zanato (PPS) agradeceu a presença de todos, parabenizou pelo empenho na luta em favor dos animais e encerrou a audiência. Também participaram os vereadores Anísio Oliveira (DEM), Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), Marquinhos Guti (DEM), Gabriel Rocha (SD) e Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD).