• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    23/05/2017

Vereadores mirins reivindicam melhorias para o sul da Ilha no programa Câmara nas Escolas

Estudantes da Escola Municipal Anna Leite Julião Torres vivenciaram as atividades legislativas do município na manhã desta terça-feira (23/5) durante a primeira edição do ano do programa “Câmara nas Escolas”. Instituído pela lei 1026/2014, de iniciativa do vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), o projeto aproxima os jovens da realidade dos parlamentares e fornece conhecimento para compreensão do papel do Legislativo no contexto social.

Depois de assistir a uma apresentação sobre a estrutura da Câmara, trâmite dos projetos de lei, função do vereador, pauta das sessões Ordinárias e Extraordinárias, comissões permanentes e temporárias, entre outros temas relevantes no dia a dia da Casa de Leis, os alunos, cientes do papel fiscalizador dos vereadores, elencaram uma série de necessidades da região sul da Ilha, onde está localizada a instituição de ensino e levaram ao conhecimento dos parlamentares presentes.

Entre as melhorias para o bairro, elencadas pelo grupo estão: a mobilidade urbana com calçadas e ciclovias, saneamento básico, a pavimentação da rua que dá acesso à escola, pois segundo relataram, em dias de chuva precisam passar pela lama e ainda a preocupação com o desperdício de energia dos postes de luz que ficam acesos durante o dia.

O idealizador do projeto, vereador Luizinho da Ilha (PSB), agradeceu o apoio dos vereadores e da Secretaria de Educação e reforçou aos alunos três pilares importantes para o crescimento como ser humano e especialmente como cidadão. “Ninguém chega a lugar algum sem informação, respeito e disciplina. É importante que vocês valorizem a educação, pois é ela que vai conduzi-los por este caminho”, destacou. O parlamentar também reforçou a importância do jovem para a mudança do cenário político do país. “Só vamos conseguir mudar com o engajamento dos jovens, pois vocês são os futuros eleitores. Espero que saiam daqui com uma semente para essa transformação e busquem mais soldados para lutar pela transparência e idoneidade”, completou.

Na dinâmica, os estudantes elegeram nove vereadores mirins que serão seus representantes na escola. Os vereadores ajudaram os eleitos a escolherem a mesa diretora, composta pelo presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Pedro Henrique Garcia Lopes recebeu a aprovação da maioria para ocupar a presidência do Legislativo ilhéu. O jovem de 14 anos, que já sonha em ser prefeito, relata que seu desejo de participar da vida política do município é inspirado no pai. Questionado sobre suas prioridades à frente do cargo público, ele enfatizou a importância de fiscalizar a aplicação dos recursos. “Hoje a cidade recebe muito dinheiro dos royalties da Petrobras e andando pelas ruas, dá pra ver que tem muitas coisas que poderiam ser resolvidas, como o saneamento básico”, explicou.

O vereador Anísio Oliveira (DEM), que já foi vereador mirim, propôs que as reivindicações sejam encaminhadas ao Executivo por meio de requerimentos e que as respostas sejam levadas aos estudantes. “Nós queremos levar a política para a vida de vocês, então como vereadores mirins vocês terão a obrigação de fiscalizar o bairro de vocês e trazer as demandas para nós. Essa parceria pode ir longe”, garantiu.

O vereador Marquinhos Guti (DEM) ressaltou a força que o estudante tem para reivindicar. “Entendo que para o prefeito a cobrança vinda de vocês alunos tem muito peso. Nós vamos levar adiante esses pedidos e é importante que vocês participem com a gente e nos ajudem a conduzir o futuro do município”, afirmou.

Aproveitando o interesse dos alunos na conscientização ambiental, a vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), descreveu como revitalizante a presença de tantos jovens na Câmara. “Às vezes falar sobre a questão animal e ambiental num país que não tem esse olhar, é muito difícil. Mas estou feliz que o jovem está preocupado, desde as coisas pequenas como apagar a luz. Precisamos continuar com o nosso Parque Estadual conservado, nossas praias e cachoeiras limpas. A política precisa de pessoas do bem, não tenham medo de ser políticos”, concluiu.

A próxima edição do programa “Câmara nas Escolas” está agendada para o dia 29 de maio, quando o Legislativo recebe os alunos da Escola Municipal Mércia do Nascimento Dias.