• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    19/05/2017

Câmara reúne representantes de diversas modalidades esportivas em audiência pública sobre Bolsa Atleta

Secretaria de Esportes anunciou abertura de cadastro do benefício para julho

Convocada pelo vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), a audiência pública que apresentou as novas regras para o Programa Bolsa Atleta e a ajuda de custo aos esportistas, lotou o plenário da Câmara com representantes de diferentes modalidades na noite da última quinta-feira (18/5).

O secretário municipal de Esportes, José Roberto de Jesus, o Beto de Mazinho, apresentou juntamente com o funcionário da pasta, Felipe Melo, as principais alterações na lei 1067 de 2014 que criou o benefício. A Prefeitura está trabalhando em uma nova proposta que substituirá a legislação vigente, atendendo as necessidades apresentadas pelos atletas e levadas à conhecimento da Secretaria pelo vereador Luizinho da Ilha (PSB).

O período estipulado para a abertura do processo de inscrição dos candidatos à bolsa está previsto para ocorrer de 3 a 14 de julho. O programa atenderá preferencialmente as modalidades olímpicas, paraolímpicas, pan-americanas e de destaque em âmbito municipal, por meio de ranking oficializado pela Secretaria. O número de atletas contemplados a cada ano será estipulado de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros, sendo limitado até três atletas de cada modalidade esportiva.

Segundo informações do secretário Beto de Mazinho, este ranking de atletas será avaliado por uma comissão interna formada por um titular e um suplente de cada uma das 13 secretarias municipais. Os critérios serão definidos com base no desempenho dos atletas. O valor do benefício pago aos esportistas contemplados será de R$ 400 mensais para aqueles que têm de 12 a 15 anos e de R$ 800 para os maiores de 16 anos.

O projeto de lei em elaboração também prevê o auxílio financeiro, por meio da ajuda de custo, para os atletas e equipes que participam de competições representando o município. Para a solicitação desse recurso, o interessado deverá apresentar planilha de custos estimando os valores a serem pleiteados para participar da competição escolhida. A proposta prevê até cinco concessões por atleta ao longo do ano.

Luizinho da Ilha (PSB), assim como alguns pais de atletas presentes na audiência sugeriram que seja elaborada uma ficha com todas as instruções e dados necessários, com o intuito de padronizar a solicitação, evitando desgastes com a burocracia. A ideia é que este documento seja disponibilizado em um portal na internet, facilitando o acesso dos munícipes à informação. O parlamentar também destacou como ponto alto da audiência a data do chamamento para contemplação do benefício em julho. “Até esta data o projeto já tem que estar aprovado e eu vou cobrar esse compromisso”, declarou.

Outro ponto enfatizado pelo vereador foi a participação dos atletas de alto rendimento na agenda esportiva do município. Segundo ele, a criação de um Conselho Municipal de Esporte, sugerido principalmente pelo ex-vereador, Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé, pode ser a ferramenta para garantir a participação desses atletas que podem contribuir com a evolução do esporte na cidade, compartilhando o conhecimento adquirido nos campeonatos. “Este é um sonho que a gente constrói junto. Talvez ainda veremos um atleta que iniciou nas bases, começou a pedir ajuda de custo e ter ranking e entrou no bolsa atleta, se tornando um exemplo para nossa cidade”, concluiu.

A presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS), destacou a presença de personalidades do esporte ilhabelense como a professora e nadadora Beth Padilla e o professor de Jiu-Jitsu, Mestre Rezende. A parlamentar ainda falou sobre a participação no lançamento da 44ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em São Paulo, na última quarta-feira (17/5), um dos mais importantes eventos esportivos do município. “Hoje foi um dia de vitória para todos nós, principalmente para os esportistas e saibam que aqui temos nove vereadores lutando por Ilhabela. Contem conosco”, enfatizou.

Os vereadores Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD), Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), Gabriel Rocha (SD), Marquinhos Guti (DEM) e Anísio Oliveira (DEM) também deram suas contribuições e manifestaram o apoio e incentivo ao esporte.

Equipes de natação, jiu-jitsu, basquete, vôlei, motocross, mountain bike, atletismo e de outras diversas modalidades fizeram uso da palavra reivindicando melhores condições de transporte para participação em campeonatos, possibilidade de padronização dos uniformes, incentivo aos atletas de alto rendimento que se destacam e podem se profissionalizar, definição de critérios para o ranking de atletas, evitando o risco de apadrinhamentos, igualdade do número de bolsa entre homens e mulheres, e ainda a formação do Conselho Municipal de Esportes. A cada questionamento o secretário e sua equipe técnica estavam disponíveis para sanar as dúvidas. “Hoje foi dado um grande passo para os esportistas da Ilha. Acho que praticamente todos os atletas da cidade serão contemplados, se não com a Bolsa Atleta, mas com a ajuda de custo. Não vão mais precisar dormir em rodoviária e vão chegar de uma forma digna para competir. Obrigada a todos, pois essa discussão só existe porque tem vocês aí do outro lado cobrando do vereador e a Câmara cobrando da gente”, conclui Beto de Mazinho.

Também participaram da audiência os secretários municipais Osvaldo Julião (Governo), Vinícius Julião (Assuntos Jurídicos), Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo (Administração), Marco Antônio Gênova (Saúde) e Katzumi Hoyer, o Tchumi (Obras).