• Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    12/05/2017

Secretaria da Saúde presta contas a vereadores e prevê suplementação de R$ 16,7 milhões

Os vereadores de Ilhabela se reuniram com o secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova e sua equipe técnica na última quinta-feira (11/5) para tomar conhecimento das ações realizadas pela pasta nos primeiros meses e as propostas para o restante do ano. A previsão é que a Secretaria da Saúde necessite de um aporte orçamentário no valor de aproximadamente R$ 16,7 milhões para colocar em prática os projetos previstos.

A proposta de suplementação deverá ser encaminhada à Câmara em breve e segundo informado na reunião os recursos serão direcionados à aquisição de equipamentos que vão desde veículos a aparelhos hospitalares, serviços terceirizados, aquisição de material de consumo, reforma das UBS’s da Vila e Itaguaçu, além do plano de trabalho da Santa Casa de Ilhabela que além de englobar os programas de saúde, também pretende regularizar questões trabalhistas e recuperar a filantropia da entidade.

Já para julho, a Prefeitura viabilizará uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para capacitação dos profissionais da rede, ações de extensão universitária nas comunidades tradicionais caiçara, estudo epidemiológico, possibilidade de residência multidisciplinar em saúde da família e medicina preventiva.

O secretário da pasta, Marco Antônio Gênova, enfatizou que o planejamento elevará a qualidade do atendimento em saúde no município. “Se conseguirmos trabalhar da forma como estamos planejando, a saúde de Ilhabela será referência”, destacou.

A presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS), reforçou que os parlamentares conduzem o trabalho no Legislativo de forma harmoniosa e pelo bem da cidade. “Com saúde, educação e segurança não podemos poupar. Somos nove vereadores em busca do melhor para Ilhabela”, completou.

Entre as ações destacadas nos últimos 130 dias estão: sala de Situação, intensificando o controle de arboviroses, médicos emergenciais no Hospital Mário Covas, climatização de 100% das Unidades Básicas de Saúde, hemodiálise de urgência no hospital, projeto de pediatria, plantões odontológicos, entre outros.

Participaram também os vereadores Anísio Oliveira (DEM), Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), Marquinhos Guti (DEM), Cleison Guarubela (DEM), Gabriel Rocha (SD), Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD) e também o diretor técnico do Hospital Mário Covas, Valdir Luiz Pereira; o coordenador do Programa Saúde da Família, Márcio Nakasone, o administrador da Santa Casa, Klebson Soares e o médico Paulo Madureira, responsável por fazer a ligação com a UNICAMP.