• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    10/05/2017

Câmara de Ilhabela reverencia ícones da cultura caiçara

No mês da cultura caiçara, os vereadores de Ilhabela homenagearam personalidades do município que prestam relevantes serviços em suas áreas de atuação, contribuindo para a conservação das tradições e desenvolvimento da cidade. Os cartões de reconhecimento público foram entregues na sessão Ordinária de terça-feira (9/5).

O vereador Gabriel Rocha (SD), destacou o trabalho desenvolvido pelo artista plástico e esportista Ari Antônio Carvalho. Natural do bairro Saco do Indaiá, Ari iniciou sua trajetória na canoagem aos 14 anos, se destacando em diversas competições. Acumula mais de 70 troféus, conquistados em campeonatos pelo Brasil. Recentemente o veterano se classificou para o campeonato mundial de canoagem em Hong Kong, após se destacar na primeira etapa do brasileiro de canoagem oceânica.

O vereador Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD), lembrou  do mestre canoeiro Antônio Rafael, já falecido, e fez a entrega da homenagem aos familiares.  O caiçara se destacou como líder da comunidade de Praia Mansa onde era responsável pela aplicação de soro antifisiológico contra picadas de cobras e construía os caixões para sepultamento dos moradores no cemitério de Castelhanos. O Centro Municipal de Apoio ao Pescador Artesanal de Ilhabela leva o nome do saudoso caiçara.

Dr. Thiago (SD) também prestou sua homenagem ao Clelio Donizete dos Santos. Nascido e criado no bairro Ponta Azeda, o caiçara participa ativamente na comunidade desenvolvendo trabalhos sociais em busca do bem comum, com destaque para o projeto “Horta nas escolas”, onde ensina para as crianças a importância do plantio e colheita dos vegetais. Em parceria com a BL3 também deu início ao “Projeto velejar” que possibilita cursos certificados pela Federação Inglesa de Vela. Clelio trabalhou por nove anos como pescador e desde 1991 ocupa cargo público. Nos dias atuais completa o quadro de funcionários da Escola Municipal Prefeito Leonardo Reale, na Armação.

O pastor Benedito Corrêa dos Santos, da igreja Assembleia de Deus Ministério de Santos, no Bonete, foi reconhecido pelo vereador Valdir Veríssimo (PPS). Por motivo de saúde não pode comparecer à sessão, mas foi representado por sua esposa Missionária Rosinha. O pastor Ditinho, como é conhecido, é pescador e ao longo dos anos sempre prestou ajuda em momentos de emergência socorrendo em sua lancha pessoas acidentadas, queimadas, mulheres grávidas e anciãs. Engajado nas ações sociais da comunidade, atualmente é vice-presidente da Associação Bonete Sempre, onde colaborou com a conquista do sistema de placas solares, as passarelas sobre as cachoeiras do Areado e Saquinho, entre outras melhorias.

Os caiçaras que mantém viva a tradição da Folia de Reis em Ilhabela foram homenageados pelo vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB). A Folia de Reis é uma cultura antiga passada de pai para filho. Na época do Natal, o grupo sai durante a madrugada para contar a história do nascimento e batizado de Jesus em versos.

Manoel de Jesus, o Maneco Félix, aprendeu o significado e a melodia do festejo aos 10 anos, quando acompanhava seus tios e avós. Autodidata, aos 14 anos já tocava violão e desde então leva esta cultura adiante. Também integra o grupo Raízes da Ilha. Já Nicassio dos Santos Moura, natural do Bexiga, conheceu a história em 1992 através de um grupo de caiçaras, alguns já falecidos, que não deixavam a tradição se perder.

Narciso dos Reis Neto sempre foi amante da música e tem na composição de samba sua grande alegria. Em 1971 fez sua primeira apresentação na Folia de Reis tocando surdo e daí em diante sempre esteve envolvido. Diniz Carlos nasceu na cidade de Santos, mas foi criado em Ilhabela. Se envolveu com a festividade quando se juntou a um grupo de caiçaras para compor letras de samba no antigo Recanto do Samba e no Bar Veleiros.