• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    03/05/2017

Vereadores aprovam aumento salarial de 11,3% para servidores públicos

A Câmara de Ilhabela aprovou dois projetos de lei, de autoria do Executivo, que concedem reposição de vencimentos e abono salarial provisório aos funcionários públicos da Prefeitura, durante sessão Extraordinária na última terça-feira (2/5), convocada ao término da Ordinária. Outro projeto também aprovado pelos vereadores aumenta a bolsa-auxílio do Programa SOS Trabalho de R$ 650 para R$750.

O valor total do aumento salarial é de 11,3%, sendo 6,3% de reajuste e 5% de abono. Além dos servidores de carreira e comissionados, a medida também se estende aos funcionários inativos e pensionistas e será considerada a partir de 1º de maio.

A presidente da Câmara, Nanci Zanato (PPS), disse que preferia estar votando apenas o reajuste, pois tem consciência de que o abono é provisório. “Sou funcionária pública aposentada, trabalhei por 36 anos na Prefeitura e estava disposta a abraçar a causa do Sindicato, não acompanhei as negociações, mas sabemos que o abono não é salário, o prefeito dá e retira quando quiser. Porém temos a esperança de que continuará”.

Na Tribuna, alguns vereadores se manifestaram a respeito do assunto e comemoraram a conquista dos servidores públicos. “Que o Sindicato continue fazendo pedidos com responsabilidade. Aproveito aqui para dar os parabéns aos trabalhadores e destacar que foi trabalhando na Garagem Municipal que eu aprendi a ter orgulho do trabalhador que está ao meu lado, seja ele um coletor de lixo ou um advogado”, destacou o vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB).

Mesmo sem uma resposta positiva sobre o vale-refeição, reivindicação recorrente do vereador Marquinhos Guti (DEM), o parlamentar ficou satisfeito com o abono salarial. “Não conseguimos tudo, mas sabemos das obrigações do governo que deve agir com responsabilidade. Pedi na última sessão que o Executivo analisasse com carinho a proposta de abono e foi atendido. Foi uma grande vitória”, garantiu.

O vereador Anísio Oliveira (DEM) também havia solicitado informações ao Executivo sobre o projeto de lei para conceder o abono que deveria passar pela Câmara. “Cobrei por meio de ofício o abono salarial. Parabenizo a administração que atendeu as nossas reivindicações e concedeu o reajuste, o abono e principalmente o aumento da bolsa-auxílio do SOS Trabalho, porque estes trabalhadores merecem um olhar especial”, completou.

O líder do governo na Câmara, vereador Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD), agradeceu a atenção da presidente do Legislativo em pautar os projetos e enfatizou o cumprimento do compromisso assumido com os servidores. “Como eu falei na semana passada que o servidor teria grandes notícias no dia 1º de maio, o aumento veio. Mais um compromisso de campanha cumprido pelo atual governo, a valorização ao servidor. A cada mês é um compromisso que conseguimos cumprir”, finalizou.