• Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    31/03/2017

Vereador propõe atendimento psicológico e de assistência social nas escolas de Ilhabela

O projeto de lei que prevê psicólogos e assistentes sociais nas escolas municipais de Ilhabela, de autoria do vereador Gabriel Rocha (SD), foi lido na sessão da última terça-feira (28/3) e encaminhado às Comissões Permanentes da Casa para elaboração de pareceres.

Depois de consultar educadores da rede pública de ensino, o parlamentar constatou que esses profissionais muitas vezes encontram dificuldades na criação do vínculo, confiança e liderança, no sentido da formação do caráter do aluno e no diálogo com os pais. “A idade escolar é a fase de formação de ideias e caráter do aluno, o momento primordial no futuro dessas crianças, e tendo a educação como base do desenvolvimento do ser humano, é importante criar ações hoje para um futuro melhor”, destacou Gabriel Rocha (SD).

O acompanhamento desses profissionais tem como objetivo reduzir o número de casos de crianças e jovens envolvidos com drogas ou uma gravidez precoce, consequências negativas que poderiam ser prevenidas com o auxílio de um psicólogo ou assistente social. Além disso, a medida deve contribuir com a redução da evasão, traumas e repetência escolar.

Segundo prevê o projeto de lei, esse atendimento também será direcionado aos professores como uma forma de capacitá-los para lidar com situações inesperadas, como rebeldia e violência.

Homenagem à Nega Malu

Outro projeto de lei apresentado pelo vereador Gabriel Rocha (SD) dá o nome de Maria Lúcia Prado ao Centro de Triagem de Ilhabela, localizado na Água Branca. Nega Malú como era conhecida, chegou à cidade no final da década de 70. Sempre movida a fazer o bem às pessoas se comoveu com a situação das famílias que moravam no antigo lixão e deu início a um movimento que criou um centro de triagem de materiais recicláveis.

Os recicladores tiveram então a oportunidade de receber assistência médica, regularização previdenciária, dentre outros direitos fundamentais. Maria Lúcia Prado, faleceu em maio de 2016, mas deixou um exemplo de amor ao próximo.

Pracinha Tia Zuca

Zuca da Saúde era caiçara do bairro do Viana. Servidora pública, dedicou 20 anos de sua vida aos trabalhos na Secretaria da Saúde de Ilhabela atuando na área de assistência.  Foi criadora do Projeto “Turma do Zé Gotinha”, que anima crianças em todas as Campanhas de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Mesmo depois de se aposentar continuou com um trabalho voluntário de assistência junto ao “Lar do Ancião Feliz de Ilhabela”. Por todo histórico, o vereador Gabriel Rocha (SD) propõe a nomeação da praça localizada na Rua Sebastião Francisco da Silva, no Viana, de “Pracinha Tia Zuca”.

Mais homenagens

Ainda em clima de reconhecimento, o parlamentar apresentou um projeto de lei para nomear a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Mário Covas Júnior de ““U.T.I. Dr. Carlos Nascimento Deslandes”. O médico nascido em Itaperuna – RJ, fixou residência em Ilhabela e atuou na rede pública e particular no município. “Se tratando de um marco que salvará vidas, seria justa uma homenagem à altura, em memória deste grande médico cirurgião”, ressaltou Gabriel Rocha (SD).