• Ilhabela, 26 de Abril de 2024.
    29/03/2017

Na Tribuna, vereadores cobram melhorias nos serviços prestados pela Dersa

Os vereadores ilhéus fizeram uso da Tribuna da Câmara na sessão ordinária da última terça-feira (28/3) para demonstrar a intolerância com a atenção dispensada pela Dersa aos usuários do transporte de balsas no canal de São Sebastião. As reclamações são constantes e o problema se arrasta há anos, porém as medidas adotadas a cada cobrança do Poder Legislativo ao Estado se mostram apenas paliativas.

A presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS), disse já ter se aborrecido muito com essa questão. “Atribuo todos esses problemas ao desleixo da administração da Dersa. Estão nos tratando como se fôssemos crianças bobas, mas aqui tem gente sabia e cumpridora do dever. Vamos até o governador ou a quem for preciso para que tenhamos um serviço digno de Ilhabela”, destacou.

Em seu discurso, o vereador Anisio Oliveira (DEM), vice-presidente do Legislativo, propôs uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de ser mais incisivo na cobrança. “Precisamos ser mais enérgicos. Vamos abrir a caixa preta com os valores operados pela Dersa, pois se não mexer no bolso dos grandes não resolveremos nada”, ressaltou.

No mesmo tom, o parlamentar Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), declarou não admitir que o Estado pense em repassar suas responsabilidades neste serviço para o município. “Já chegamos a fazer até moção de repúdio contra a Dersa, mas o caso agora deve ser levado judicialmente. Não dá para o Estado querer empurrar para o município o que é de sua obrigação, só porque estamos vivendo numa situação financeira saudável”, completou.

Sabesp

A renovação do contrato com a Sabesp também foi levada à Tribuna pelo vereador Anisio Oliveira (DEM). No dia 27 de abril, a Câmara fará uma audiência pública para discutir e apresentar à população o contrato acordado entre Prefeitura e Sabesp para os próximos 30 anos.

Aluguel Social

O vereador Marquinhos Guti (DEM) deu visibilidade ao projeto de lei encaminhado pela Prefeitura de Ilhabela à Câmara que cria o benefício temporário do aluguel social para famílias em situação de riscos sociais com renda global não superior a três salários mínimos que se enquadrem nos critérios que especifica. “Há alguns questionamentos pontuados pelos vereadores sobre a execução da lei, mas não podemos deixar de aprovar um projeto importante que vai beneficiar as pessoas que necessitam na hora de uma calamidade”, explicou. O projeto está tramitando nas Comissões Permanentes da Casa de Leis.