• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    08/03/2017

    Câmara homenageia Mulheres de destaque na sociedade de Ilhabela

     

    A sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela da última terça-feira foi marcada pelas homenagens a mulheres que se destacaram em serviços prestados ao município por ocasião do Dia Internacional da Mulher celebrado em 8 de março. Confira as escolhidas dos vereadores neste ano:

    *Vereadora Presidente Nanci Zanato (PPS)

    A vereadora presidente da Câmara, Nanci Zanato (PPS), escolheu a Ex-Primeira Dama do município, dona Cybele Ramos de Lemos e a educadora Maria Catarina de Camargo Roefero para receber a homenagem da Câmara pelo Dia Internacional das Mulheres.

    Cybele Lemos – Primeira Dama do município nos idos de 1960, dona Cybele Lemos foi referência na área social em sua época, grande colaboradora da “caixa escolar” do então Grupo Escolar Gabriel Ribeiro dos Santos. As “caixas escolares” reuniam alimentos e objetos para beneficiar os alunos carentes. A educadora social atua na área em campanhas assistenciais até hoje.

    Catarina Roefero – A professora e pedagoga Catarina Roefero está em Ilhabela desde 1970 e foi uma das primeiras professoras da Comunidade Tradicional Ilha dos Búzios. Atuou na rede estadual e teve passagens pela secretaria municipal de Educação na gestão da ex-prefeita Nilce Signorini, mas destacou-se em ações sociais à frente do Lions Clube e como diretora pedagógica da Associação Creche de Ilhabela, respondendo por seis unidades com aproximadamente 500 crianças, antes da municipalização do serviço.

    Ainda durante a sessão, Nanci Zanato (PPS) homenageou a moradora Aparecida Lopes, do Green Park, em nome de todas as mulheres munícipes presentes.

    ____________________________________________________________________________

    *Vereador Anísio Oliveira (DEM)

    O vereador Anísio Oliveira (DEM) escolheu a aposentada Maria Alves de Jesus Santos, a Dona Maria e a diretora regional de Ensino Edina Paula Roma Teixeira para receber a homenagem da Câmara pelo Dia Internacional da Mulher.

    Dona Maria - Uma das primeiras moradoras do bairro mais populoso do município, a Barra Velha, foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Barra, estando sempre à frente dos problemas sociais e nunca medindo esforços para contribuir com o próximo. Com 75 anos de vida, a matriarca é Mãe de 14 de filhos, Maria é avó de 30 netos, tem 32 bisnetos e 04 tataranetos e emocionou o público presente ao receber a homenagem do vereador Anísio.

    Edina Teixeira – Referência na luta pela formação do cidadão e qualidade do ensino na região, Edina Paula de Roma Teixeira atua na região desde 2001, quando assumiu a diretora efetiva da escola estadual Prof.ª Maria Gemma de Souza Oliveira, em Ilhabela. Desde 2005 responde pela Diretoria Regional de Ensino no Litoral, sendo responsável, junto com sua equipe, por conquistas que vão desde reestruturação da Diretoria de Ensino, quanto nos índices alcançados no IDESP das escolas estaduais do Litoral Norte.

    ______________________________________________________________________


    *Vereador Luizinho da Ilha (PSB)

    O vereador Luizinho da Ilha (PSB) homenageou a professora e ex-secretária de Educação do município, Lídia Lúcia Sarmento de Lima. Moradora de Ilhabela desde 92, Lídia sempre atuou na sociedade ilhéu, seja lecionando na rede pública ou no colégio ACEI, onde permaneceu por 15 anos e ainda nas diversas campanhas voluntárias dos grupos filantrópicos das mulheres do Rotary Clube ou da Irmandade Loja Maçônica Esperança de Ilhabela. A professora presidiu a Associação do Alto da Barra Velha entre 2009 e 2016 e também foi responsável pelo projeto Ecopoint Camping, de 2003 a 2008, onde recebia crianças para acampamento de férias, atendendo de forma gratuita crianças carentes.

    ____________________________________________________________________

    *Vereador Marquinhos Guti (DEM)

    Marquinhos Guti (DEM) escolheu a presidente da Colônia dos Pescadores Benedita Aparecida Leite Costa, a dona “Ditinha dos Búzios”, líder comunitária da comunidade tradicional Ilha de Búzios que há 54 anos participa é uma defensora da causa dos pescadores e das comunidades tradicionais caiçara. Dona Ditinha já atuou em projetos da Secretaria de Cultura, onde ensinava o artesanato genuíno local e foi representante dos pescadores na Federação de Pesca do Estado de São Paulo. Ditinha realiza diversas campanhas em favor dos moradores mais carentes da sua comunidade. Sua participação no Projeto “São Sebastião Tem Alma” conseguiu um feito inédito para a história das crianças da comunidade caiçara: um passeio ao zoológico.

    ___________________________________________________________________

    *Vereador Gabriel Rocha (SD)

    O vereador Gabriel Rocha homenageou a vice-prefeita Gracinha Ferreira (PSD), a primeira dama, Julia Tenório e fez duas homenagens in memoriam de duas grandes personalidades caiçaras Fátima Aparecida de Jesus (Fátima do Cartório) e Josely de Freitas Oliveira (Zuca).

    Gracinha Ferreira tem uma trajetória importante na política do município, com três mandatos como vereadora e a presidência do Legislativo entre 2013 e 14, época em que conseguiu a economia de R$ 1,7 milhão devolvidos aos cofres públicos. Na área social, tem grande destaque na Pastoral da Criança, que ajudou a fundar em Ilhabela nos idos de 1993. Há 29 anos realiza junto com um grupo de amigos dos bairros Itaquanduba e Itaguaçu a tradicional Festa da Criança no dia 12 de outubro. Atualmente é vice-prefeita do município.

    Julia Tenório reside em Ilhabela desde 1990 e atualmente responde pelo Fundo Social de Ilhabela, como Primeira Dama da cidade. Casada com o prefeito Márcio Tenório há 20 anos e mãe de duas filhas, Julia defende e pauta seu trabalho na busca de implantação de políticas públicas para mulheres e é um exemplo de coragem e superação na luta contra o câncer.

    Fátima do Cartório – Dona de um sorriso contagiante, Fátima do Cartório foi uma personalidade na cidade marcada pela atuação em diversos trabalhos sociais sem se fazer evidente. Amante do samba, fazia parte da diretoria da escola de samba Unidos de Padre Anchieta, a mais antiga do Litoral Norte, da qual não media esforços para colocar a agremiação na avenida, contagiando todos com sua alegria e devoção. A homenagem foi entregue aos filhos Marcos e Mariana de Jesus e à neta de Fátima, a pequena Maria Luíza.

     

    Zuca - Zuca da Saúde, outra mulher escolhida pelo vereador Gabriel Rocha (SD), faleceu no ano passado, mas deixou seu nome escrito na história do arquipélago como exemplo de altruísmo e humildade. Funcionária Pública, sempre atuou na área de assistência da secretaria da Saúde e foi a criadora da campanha do “Zé Gotinha” no município, que anima as crianças durante os mutirões de vacinação até os dias atuais. Teve forte atuação também como voluntária do Lar do Ancião Feliz de Ilhabela, participando de ações voltadas aos idosos desde a fundação deste ano. A homenagem foi entregue ao sobrinho de Zuca, o bancário João Feliciano Tenório dos Santos Junior (Juninho Japão). 





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600