• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    03/03/2017

Vereadora apresenta projeto para proibir fogos de artifício com estampido em Ilhabela

A vereadora Salete Magalhães - Salvanimais (PSB) apresentou projeto de Lei na sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela na última quinta-feira (2/3) que pretende proibir a queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido no município. O projeto foi lido e encaminhado para análise das Comissões Permanentes.

A parlamentar ressalta que os fogos de artifício são responsáveis por uma forte poluição sonora que pode chegar a 120 decibeis, prejudicando não apenas o ser humano, especialmente enfermos, crianças e idosos, mas principalmente os animais, que comprovadamente, possuem audição mais acurada do que a humana.

“Os animais silvestres também são muito afetados e muitos deles morrem do coração ou por estresse com a explosão dos fogos, filhotes se perdem dos pais, aves ficam desorientadas e batem em obstáculos durante o voo e até alteram o seu ciclo reprodutor”, completa a vereadora.

Salete Salvanimais (PSB) lembra ainda que além dos malefícios da poluição sonora, os fogos de artifício com estampido também causam impacto ao meio ambiente, pois liberam várias substâncias tóxicas no ar, sendo que por esse motivo, países europeus e cidades americanas, além de alguns estados brasileiros, já proibiram o uso desses artefatos. A alternativa apresentada no projeto é de que os fogos com estampido sejam substituídos por fogos silenciosos que possuem além da ausência do barulho uma redução de metais pesados lançados na atmosfera por conta da queima gradativa.